segunda-feira, 2 de junho de 2008

Release do livro.

“Cafeína” é o livro de estréia de Victor Mascarenhas, um dos vencedores do Prêmio Braskem de Literatura 2007. O livro - que tem a capa ilustrada por Cau Gomez e texto de apresentação de Fausto Fawcett - é uma coleção de doze contos em que não há heróis ou mocinhas, muito menos espaço para mitificações. Os personagens são motoristas de táxi, porteiros, garçons, aposentados, prostitutas e gente comum em geral.
“Os doze contos de ‘Cafeína’ são um passeio dantesco por vidinhas que andam em círculos de imobilidade mental, social, sentimental. Pessoas cujos corações transformaram-se em bombas-relógio prontas a explodir por qualquer motivo”, é o que diz Fausto Fawcett no seu texto de apresentação, “Victor sabe muito bem flagrar o dark side, o lado escuro cheio de vida estranha dos habitantes de Salvador, sabe muito bem tocar na vibração da cidade como metrópole de um país ainda periférico, metrópole que é aglomerado urbano cheio de tensão e iminência bárbara. Victor sabe muito bem derramar sal na ferida das vidas vazias”, diz Fawcett.
Segundo Victor Mascarenhas, o título “Cafeína” - que é também o nome de um dos contos - é muito mais um conceito de todo o projeto, que também está na internet, onde estão disponíveis dois roteiros para cinema e uma peça de teatro, adaptadas de contos do livro. “A idéia é que o livro não se encerre somente nele mesmo. Quero que ele ganhe outras mídias, que alguém filme esses ou outros roteiros baseados nele, que monte uma peça com esse ou outros textos adaptados das minhas histórias. O importante é que o trabalho esteja vivo e chegue ao maior número de pessoas possível”.
No blog do livro (livrocafeina.blogspot.com), estão disponíveis, além dos roteiros e da peça, textos dos escritores Adelice Souza e Fausto Fawcett sobre a obra e informações sobre o autor, o livro, contato e espaço para deixar o seu comentário.

Nenhum comentário: